quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Midsummer Night's Dream - Benjamin Britten



“A Midsummer Night's Dream” ou “Sonho de Uma Noite de Verão” é uma ópera em três atos com música de Benjamin Britten e adaptada como um libreto pelo compositor Peter Pears do original de William Shakespeare. Estreou em 11 de junho de 1960, no Festival de Aldeburgh, dirigida pelo compositor. Estilisticamente, o trabalho é típico de Britten, com um som altamente individual, não surpreendentemente atonal ou dissonante, mas repleta de harmonias sutilmente atmosféricas. A ópera dá um destaque especial ao mundo das fadas e suas cenas são todas no bosque ao lado de Atenas, exceto a última. A música evolui em três níveis nitidamente diferenciados: o das fadas, o dos mortais (amantes) e dos artesãos.

Personagens:

Oberon – Rei das Fadas – contrateno

Tytania – Rainha das Fadas – soprano

Puck – Papel falado – acrobata

Teseu – Duque de Atenas – baixo

Hipólita – Rainha das Amazonas, noiva de Teseu – contralto

Lisandro – tenor

Demétrio – barítono

Hérmia – apaixonada por Lisandro – mezzo-soprano

Helena – apaixonada por Demétrio – soprano

Bottom – tecelão – Baixo-barítono

Quince – carpinteiro – baixo

Flute – fabricante de foles – tenor

Snug – marceneiro – baixo

Snout – funileiro – tenor

Starveling – alfaiate – barítono

Teia de Aranha, Flor de Ervilha, Semente de Mostarda, Mariposa – fadas – meninos sopranos

Coro de Fadas – sopranos ou meninos sopranos

Ato I

Numa noite de verão, num bosque ao lado de Atenas, as fadas aparecem divididas em dois grupos. Elas são súditas da rainha Tytania. Logo são interrompidas por Puck, servo do rei das fadas, Oberon, que anuncia que o rei e a rainha acabam de brigar por causa de um jovem pajem indiano. Os dois aparecem em plena discussão. Tytania se retira e Oberon, sozinho, planeja vigar-se. Ele convoca Puck e o manda colher uma erva, cujo sumo “deixará qualquer homem ou mulher loucamente apaixonados pela primeira criatura viva que encontrar”. Com seu plano encaminhado, Oberon se retira. Lisandro e Hérmia aparecem. Eles estão fugindo de Atenas para evitar o casamento de Hérmia com Demétrio. Há um belo duetto de amor. Os dois se retiram e Oberon retorna cheio de maquinações no coração. Entram Helena e Demétrio. Ela persegue o jovem ateniense implacavelmente mas esse só pensa em reencontrar sua noiva Hérmia. Helena canta um solo, revelando toda sua personalidade obstinada. Oberon que assite a tudo resolve ajudar a jovem. Chama Puck, que traz consigo a flor exigida pelo rei das fadas e a coloca aos seus pés. O rei canta uma bela ária exaltando os poderes da flor do amor.

Seis artesãos chegam cautelosamente ao silencioso bosque. Peter Quince faz a chamada e atribui a cada um seu papel na peça que vão ensaiar para as bodas do Duque de Atenas. Ele é frequentemente interrompido por Bottom. Este se oferece para representar ao mesmo tempo o Leão e Píramo, garantindo que sua interpretação arrancará do Duque um pedido de “novos rugidos”, mas Flute e os outros ponderam que as damas ficariam com medo. Todos prometem estudar seus papéis e deixam o bosque. Exaustos, Hérmia e Lisandro encontram um lugar para repousar, mas são descobertos por Puck, que os vê deitados e se engana, espremendo o suco da flor mágica nos olhos de Lisandro. Chegam Helena e Demétrio, ainda brigando e também a procura de um lugar para repousar. Demétrio, muito irritado, deixa Helena sozinha. Lisandro desperta e , dando com Helena, declara-se totalmente apaixonada por essa. Helena foge, seguida por Lisandro. Hérmia desperta e sai atrás de Lisandro.

Tytania retorna ao bosque com seu séquito de fadas e pede a elas que cantem para que possa dormir. Após a rainha adormecer, Oberon passa pelas sentinelas que zelam o sono de Tytania e espreme o suco mágico nos olhos da rainha.

Ato II

Tytania continua dormindo. Os seis artesãos se preparam para ensaiar num lugar muito próximo a rainha das fadas. Bottom aceita a sugestão de Quince: as senhoras não gostarão de um assassinato em cena nem dos rugidos de um leão – será necessário um prólogo para explicá-los. Quince por sua vez tem lá seus enigmas a resolver: como trazer o luar ao interior de um quarto. O ensaio tem início, tudo observado por Puck, que segue Bottom quando ele se retira. Puck traz Bottom de volta com uma cabeça de asno sobre os ombros. Todos saem correndo assustados. Bottom fica sozinho e canta para se alegrar. Tytania desperta e logo se apaixona pelo tecelão metamorfoseado. Ela exige de todo seu séquito obediência e respeito ao seu novo amor. A rainha canta para Botton dormir.

Um breve interlúdio traz ao palco Puck, seguido de Oberon, que exprime sua alegria ante as dificuldades de Tytania. Mas Puck se enganou a respeito dos atenienses, e já é evidente que há um mal entendido entre Demétrio e Hérmia. Puck é mandado à procura de Helena e Oberon espreme mais sumo nos olhos de Demétrio. Logo Puck retorna com Helena e Lisandro. Helena censura Demétrio por sua fidelidade a Hermia.Demétrio desperta e se prostra cheio de adoração a seus pés. O retorno de Hérmia complica ainda mais a situação, pois Helena a acusa de estar liderando uma conspiração contra ela. As duas brigam. Todos se retiram numa enorme confusão.

Oberon aparece puxando Puck pela orelha e queixando-se de sua incompetência. Ordena-lhe que organize de tal formas as idas e vindas de Lisandro e Demétrio que o empenho de ambos em se defrontarem os deixe exaustos. Puck cumpre as ordens, imitando a voz de um para iludir o outro. Os amantes, esgotados, adormecem novamente. As fadas vêm cantar uma benção e Puck espreme o sumo nos olhos de Lisandro.

Ato III

Tytania e Botton dormem no bosque, com os quatro amantes ligeiramente afastados. Satisfeito com o que vê, Oberon, tendo conseguido o pajem indiano que originou toda a confusão, prepara-se para desfazer “essa odiosa imperfeição dos olhos de Tytania”. Ela desperta, é liberada do feitiço e reconcilia-se com Oberon, que propõe unir os amantes numa boda que coincida com a do duque Teseu e de Hipólita. As fadas e seus reis saem e os jovens amantes despertam e também se reconciliam.

Todos saem. Bottom fica sozinho. Ele desperta e lembranças do que aconteceu passam por seu espírito. Ele acha que sonhou com mistérios para que possa compor uma balada para cantar ao final da peça que irá representar com seus amigos. Ele se afasta e seus amigos retornam, ainda não entendendo o seu desaparecimento.


Os programas com os trechos da ópera “Sonho de Uma Noite de Verão” irão ao ar na Radio WEB UniBrasil nos dias 03/10/09 e 10/10/09 às 20:00.


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