segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aída - Giuseppe Verdi


Ola! Hoje começamos nossa viagem pelo grande mundo da ópera. Este é o programa Libretto que é veiculado semanalmente pela Rádio WEB UniBrasil e que irá trazer para vocês as melhores gravações dos grandes trechos operísticos de todos os tempos.

Orquestras, maestros, cantores, registros dessa arte que nunca morre.

Iniciamos pelo compositor italiano Giusseppe Verdi. Sua obra é muito grande e optamos pelo seu primeiro grande sucesso: Aída. Esta peça foi encomendada pra a inauguração do Teatro Italiano do Cairo. Desde sua estréia, Aída encantou maestros, cantores e a todo público, sendo assim, foi montada nos principais teatros de ópera dos mais diversos países.

Aida é uma ópera com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislazoni, com estréia mundial na Casa da Ópera, Cairo, em 24 de dezembro de 1871.

Personagens:

Aída (soprano lírico-dramático)

Radamés (tenor)

Amnéris (mezzo-soprano)

Amonasro (barítono)

Faraó (baixo)

Ramfis (baixo)


A intriga se desenrola em quatro atos e sete cenas.

O Egito foi invadido e os sacerdotes se reúnem para pedir a Deusa Ísis que seja indicado o guerreiro que irá comandar suas tropas contra o exército Etíope. Radamés em uma bela ária, “Celeste Aída”, manifesta seu desejo em ser o escolhido e que, ele retornando vitorioso, possa desposar a escrava Aída.

Radamés é escolhido para ser o comandante da tropa egípcia contra os guerreiros etíopes. Todos festejam, entretanto Aída sofre. Na ária “Ritorna Vincitor”, a heroína se divide entre o desejo de ver seu amor vitorioso e a dor do exército de seu pai ser derrotado.

Em seus aposentos, a princesa egípcia Amnéirs, aguarda o retorno de seu amado Radamés como vencedor da guerra contra os etíopes. Ela desconfia do amor que existe entre Aída e Radamés e num dueto de forte impacto dramático arranca de sua rival uma confissão.

Radamés é recebido como grande herói. O povo, os sacerdotes e a corte aplaudem sua vitória. O Rei oferece a mão de sua filha Amnéris ao herói Radamés, enquanto isso, Aída chora a derrota de seus irmãos etíopes e a prisão de seu pai, o Rei Amnasro. Aqui ouve-se a grande Marcha Triunfal da ópera Aída e toda a cena que a segue.

À beira do Rio Nilo, em noite enluarada, vozes das sacerdotisas são ouvidas vindo do Templo de Ísis. Amnéris dirigi-se ao templo para orar por seu casamento com Radamés. Aída fica sozinha e na ária "O, Patria mia" relembra a sua pátria amada. Essa é uma ária de grande expressividade melódica e é um dos mais conhecidos trechos do repertório italiano para soprano dramático.

Radamés e Aída marcaram um encontro para essa mesma noite. Aída escuta passos mas é seu pai, Amonasro, que se aproxima. Ele aproveita-se da rivalidade de Aída e Amnéris e convence sua filha a arrancar de Radamés o segredo do caminho que o exército egípcio tomará para terminar com o que restou do exército etíope. Aída, mesmo horrorizada com o fato de trair seu amante, cede aos desejos de seu pai. Esse é um dos maiores duettos escritos por Verdi. Seu impacto é profundo e demonstra a capacidade do compositor em expressar a dramaticidade da cena em termos puramente musicais.

Radamés chega e é recebido por uma Aída fria e distante. Ele vem contar que novamente
irá combater a frente do exército egípcio contra os etíopes e que dessa vez, retornando vencedor, irá pedir a mão de Aída como prêmio. Aída se mostra descrente e temerosa da ira de Amnéris. Ela tenta convencer Radamés a fugirem juntos para a Etiópia. Ele cede e acaba contando a ela por onde poderão escapar: o mesmo caminho que as tropas egípcias usarão para surpreender os etíopes. Uma voz repete suas palavras, é Amonasro que permaneceu escondido e ouviu o segredo do general egípcio. No mesmo momento, ouve-se uma voz vinda do templo: Traidor! Amnéris e o Grão-sacerdote Rânfis escutaram tudo e se aproximam dos três. Amonasro foge com a filha e Radamés é preso.

Num salão do palácio real, Amnéris aguarda a passagem de Radamés escoltado pelos sacerdotes para ser julgado por traição. Pede para que tragam seu amor à sua presença. Ela tenta em vão convencer Radamés a se defender. Este se nega a continuar vivendo sem o amor de Aída. Ele é levado a presença dos sacerdotes e três vezes é acusado de traição e permanece em silêncio. Sua sentença é pronunciada: será emparedado vivo. Amnéris se desespera e, num trecho magnificamente escrito por Verdi para a voz de mezzo-soprano, demonstra todo seu horror e dor pela morte eminente de seu amado.

Estamos chegando ao final da estória de amor entre Radamés e Aída. Neste momento o cenário é dividido em dois. Na parte superior vemos Amnéris, cercada pelas sacerdotisas de Ísis, chorando a morte de Radamés. Abaixo, vemos a tumba onde foi sepultado o guerreiro egípcio. Ele julga-se sozinho, porém escuta um ruído e vê surgir da escuridão sua amada Aída. Num lindo duetto, eles se despedem, enquanto isso Amnéris pede aos deuses
perdão por ter provocado a morte de seu amor. Fim da ópera.

Gravações disponíveis no mercado:

CD

· EMI - Verdi: Aida (complete opera live 1951) with Maria Callas, Mario del Monaco, Oliviero de Fabritis, Orchestra & Chorus of del Palacio de Bellas Artes, Mexico City

· EMI – Verdi: Aida by Giuseppe Verdi, Zubin Mehta, Orchestra del Teatro Reale dell'Opera di Roma, Birgit Nilsson, and Bonaldo Giaiotti (2006)

· DECCA - Verdi - Aida / L. Price · Vickers · Merrill · Gorr · Opera di Roma · Solti by Giuseppe Verdi, Sir Georg Solti, Leontyne Price, Jon Vickers, and Orchestra e Coro del Teatro dell'Opera di Roma (1990)

· Opera d’oro - Verdi: Aida by Giuseppe Verdi, Claudio Abbado, La Scala Theater Orchestra, Orchestra del Teatro alle Scala di Milano, and Fiorenza Cossotto (2003)

· RCA Victor - Verdi: Aida by Zinka Milanov, Jussi Björling, Giuseppe Verdi, Jonel Perlea, and Rome Opera Orchestra (1990)

· EMI - Verdi - Aida / Caballé · Domingo · Cossotto · Ghiaurov · Cappuccilli · Roni · NPO · Muti by Giuseppe Verdi, Riccardo Muti, Montserrat Caballe, Placido Domingo, and New Philharmonia Orchestra (2001)

· DECCA - Verdi: Aida by Verdi, Tebaldi, Vpo, and Karajan (2007)

· Deutsche Grammophon - Verdi: Aida / Abbado, Teatro alla Scala by Giuseppe Verdi, Claudio Abbado, Katia Ricciarelli, Plácido Domingo, and Elena Obraztsova (1983)

· Opera d’oro - Verdi - Aida / Arroyo · Domingo · Abbado by Giuseppe Verdi, Claudio Abbado, Plácido Domingo, Martina Arroyo, and Nicolai Ghiaurov (1998)

· DECCA - Verdi: Aida - Alberto Erede, Renata Tebaldi, Mario del Monaco, and Fernando Corena ( 1994)

· RCA Opera Treasury - Verdi: Aida / Leinsdorf, Price, Domingo, Milnes, Bumbry, et al by Giuseppe Verdi, Hans Sotin, Ruggero Raimondi, Erich Leinsdorf, and Grace Bumbry ( 1999) - Original recording remastered

· EMI - Verdi: Aida (complete opera) with Maria Callas, Richard Tucker, Tito Gobbi, Tullio Serafin, Chorus & Orchestra of La Scala, Milan by Tito Gobbi, Giuseppe Modesti, Nicola Zaccaria, Giuseppe Verdi, and Tullio Serafin ( 1997)

· Decca Legends - Verdi: AIDA by Giuseppe Verdi, Herbert von Karajan, Vienna Philharmonic Orchestra, Carlo Bergonzi, and Cornell MacNeil (1999)

· Deutsche Grammophon - Verdi: Aida by Giuseppe Verdi, Claudio Abbado, La Scala Theater Orchestra, Katia Ricciarelli, and Leo Nucci (2005)

· EMI - Verdi - Aida / Freni · Carreras · Baltsa · Cappuccilli · Raimondi · van Dam · Ricciarelli · Moser · Wiener Phil. · Karajan by Giuseppe Verdi, Herbert von Karajan, Mirella Freni, José Carreras, and Wiener Philharmoniker ( 1990)

· DECCA - Verdi: Aida / Chiara, Pavarotti, Dimitrova, Nucci, Burchuladze, Maazel by Giuseppe Verdi, Lorin Maazel, Orchestra e coro del Teatro alla Scala, Maria Chiara, and Luciano Pavarotti ( 1990)

· Teldec - Verdi: Aida - Wiener Philharmoniker / Harnoncourt / Gallardo-Domâs / La Scola / Borodina / Hampson / Salminen / Polgár by Giuseppe Verdi, Nikolaus Harnoncourt, Cristina Gallardo-Domâs, Vincenzo La Scola, and Olga Borodina (2001)

· SONY - Verdi: Aida / Millo, Domingo, Zajick, Morris, Ramey; Levine by Giuseppe Verdi, Metropolitan Opera Orchestra and Chorus, Samuel Ramey, Hei-Kyung Hong, and James Levine (1991)

DVD

· Verdi - Aida / Levine, Domingo, Millo, Metropolitan Opera (1989)

· Verdi - Aida / Wanamaker, Price, Pavarotti, San Francisco Opera by Margaret Price, Luciano Pavarotti, Stefania Toczyska, Simon Estes, and Kurt Rydl (DVD - 2004)

· Verdi - Aida by Kate Aldrich, Scott Piper, Adina Aaron, Massimiliano Stefanelli, and Paolo Pecchioli ( 2006)

· Verdi - Aida / Maazel, Chiara, Pavarotti, La Scala by Paata Burchuladze, Ghena Dimitrova, Luciano Pavarotti, Maria Chiara, and Nicolai Ghiaurov ( 1999)

· Verdi - Aida by Violeta Urmana, Roberto Alagna, Ildiko Komlosi, Giorgio Giuseppini, and Chailly (2008)

· Verdi - Aida / Chiara, Cossotto, Martinucci, Scandola, Zardo, Zanazzo, Gudagno, Verona Opera by Maria Chiara and Fiorenza Cossotto (2005)

· Verdi - Aida / Dessi, Armiliato, Fiorillo, Scandiuzzi, Palatchi, Pons, Martinez, Barcelona Opera by Daniela Dessi, Fabio Armiliato, and Roberto Scandiuzzi (2004)

· Verdi - Aida / Downes, Studer, O'Neill, Royal Opera Covent Garden by Cheryl Studer, Luciana D'Intino, Yvonne Barclay, Dennis O'Neill, and Robin Leggate (2001)

· Verdi - Aida by Nina Stemme, Salvatore Licitra, Luciana d'Intino, Gunter Groissbock, and Juan Pons (2007)

· Verdi - Aida by Mario Del Monaco, Gabriella Tucci, Giulietta Simionato, Franco Capuana, and Aldo Protti (2007)

· Verdi - Aida / Gencer, Bergonzi, Cossotto, Colzani, Giaiotti, Pugliese, Capuana, Arena di Verona by Leyla Gencer, Carlo Bergonzi, Fiorenza Cossotto, Bonaldo Giaiotti, and Anselmo Colzani (2003)


Os programas com os trechos da ópera Aída irão ao ar na Radio WEB UniBrasil nos dias 08 e 15/08/09 às 20:00.

Acesse: http://www.unibrasil.com.br e clique no link da nossa Rádio WEB UniBrasil.

Um comentário:

  1. Belo Blog. Parabéns. Marcos Cordiolli. Professor da UniBrasil.

    ResponderExcluir